
BDA
11 Princípios da Lean Construction para otimizar seu empreendimento
Essa publicação abrirá uma série de futuras publicações sobre técnicas e exemplos de aplicações que visam melhorias do processo de construção.
De uma maneira simples, queremos discutir como é possível otimizar o investimento, através de bom controle e planejamento da obra. Se você tem exemplos práticos de melhorias, compartilhe conosco deixando seu comentário.
A figura a seguir sintetiza onze princípios para auxiliar no projeto de processo de fluxo e nas melhorias propostos pelo pesquisador Lauri Koskela em 1992. No relatório Técnico nº. 72 – Application of the New Production Philosophy to Construction, publicado pelo CIFE – Center for Integrated Facility Engineering, Koskela sugere a adaptação de técnicas do sistema Toyota de produção à construção civil.

Estes princípios estão ligados à análise do fluxo de valor, classificando as atividades em 3 categorias:
-Atividades que não agregam valor;
-Atividades que não agregam valor mas são indispensáveis;
-Atividades que agregam valor;
O objetivo é mapear esse fluxo e eliminar as atividades que não agregam valor. Cabe acrescentar que o valor da atividade é determinado pelas necessidades do cliente, sendo assim indispensável conhecê-las bem.
Para saber mais sobre o assunto leia o relatório completo em: http://www.leanconstruction.org/media/docs/Koskela-TR72.pdf
Boa leitura!